A sua Clinica Médica está preparada financeiramente para os próximos dias? A pandemia do coronavírus foi inesperada e exigiu uma série de medidas e readaptação. Se você quer gerenciar de forma inteligente, o controle financeiro é essencial neste momento.
Sabe por quê? É a partir deste controle financeiro que a sua Clínica Médica vai conseguir fazer análises do que já foi feito e tomar decisões mais assertivas para um futuro próximo. Tudo isso diante de um panorama em que todo cuidado é pouco.
Veja, estas ações podem te ajudar:
Reduziu custos na pandemia?
Se sim ou se não, reveja todas as medidas adotadas pela sua clínica em relação à redução de custos e analise se foram bem tomadas.
A partir de então, monte uma estratégia que não prejudique o nível de atendimento a partir de ferramentas, tecnologias, uso do digital, que saiam mais em conta para o caixa da empresa.
Faça uma comparação financeira antes e depois do início pandemia
Responda às seguintes perguntas:
- Quanto era o gasto mensal antes do início da pandemia?
- Quanto é agora?
- Quanto você recebia antes?
- Quanto recebe agora?
Isso vai ajudar nos próximos itens.
Tenha um bom planejamento financeiro mensal
Com certeza, desde a criação da sua Clínica Médica, foram estabelecidas algumas metas que impulsionam a sua empresa a crescer. O que é ótimo! Uma ação importantíssima para inovar e manter o caminho da evolução.
O que muitas pessoas esquecem é que alinhar o financeiro à estas expectativas é a chave do sucesso.
Com o planejamento financeiro, a projeção dos seus passos para superar desafios e dificuldades ao longo dos meses é fundamental para o alcance da segurança financeira.
A autoconsciência e mensuração do seu financeiro traz uma visão futura mais embasada, dando segurança a qualquer dinâmica do seu negócio.
Então, faça um planejamento mensal. Para isso, utilize os dados das suas respostas no item anterior.
Acompanhe o fluxo de caixa
Ao longo dos dias na sua Clínica Médica, são realizadas transações financeiras, tanto recebimentos quanto investimentos, pagamento de contas e funcionários.
Devido a esta grande quantidade de processos, fazer um rigoroso controle do fluxo de caixa não te ajuda só a saber se terá dinheiro no final do mês. Ajuda também no próprio planejamento financeiro, e na definição dos próximos investimentos e redução de gastos.
E, como monitorar todo esse fluxo? Tenha sempre uma planilha estruturada.
As informações primordiais deste relatório envolvem números do dia a dia do seu negócio, como:
- Saldo Anterior (valor em caixa no dia anterior);
- Saldo do dia (total em caixa no dia);
- Saldo Atual (soma do saldo anterior com o saldo do dia);
- Descrição (descrição da movimentação de entrada ou saída);
- Receita (valor das entradas); Despesa (valor das saídas);
- Movimento (Total de entrada/saída de cada movimentação).
Quando sua equipe mantém essas informações atualizadas, é possível realizar o controle de um fluxo de caixa mais preciso.
Continue não misturando contas pessoais com as da Clínica
É simples!
O maior problema de misturar suas contas pessoais com as das Clínica é perder o controle, dificultando, assim, a visualização da sua real situação financeira.
Como já citamos, tudo fica mais difícil quando não há como mensurar as despesas e receitas. Ainda mais nesta situação econômica complicada de 2020.
Não se esqueça do compliance
A pandemia trouxe à tona discussões sobre boas práticas e responsabilidades sociais. E, é mais que oportuno dar continuidade neste momento às práticas e difusão dos seus valores na sua Clínica Médica.
Mas, com a alta demanda administrativa somada às novas medidas tributárias e trabalhistas, realidade de trabalho e atendimentos, o mal entendimento das regras pode resultar em irregularidades.
Não deixe isso acontecer. Procure uma contabilidade especializada na área da saúde para evitar este tipo de problema e fazer uma segura revisão da matriz de riscos relacionados à prática de ilícitos indesejados.
Para te ajudar, conte com uma contabilidade especializada na área da saúde
Mesmo colocando em prática todas estas estratégias e utilizando processos automatizados, seu controle pode não estar tendo a devida atenção, já que se trata de um processo repleto de detalhes e especificidades típicas do setor.
O que realmente otimiza a sua gestão financeira é associar estas dicas com a ajuda de profissionais que entendam profundamente do assunto, dominem os processos tributários e trabalhistas, sistemas de controle e têm experiência neste segmento.
Depois de saber mais sobre gestão financeira para clínicas médicas, que tal dar uma olhada em Coronavírus, empregadores e empregados: o que mudou com a nova Medida Provisória.